A importância de ser ouvido
Vivência
Separamos a sala em dois grupos com o numero igual de pessoas
Retiramos em seguida o primeiro grupo da sala e orientamos o segundo grupo (aquele que vai ficar na sala) a não ouvir o que o colega tem a dizer, enquanto pedimos ao grupo de fora para entrar na sala, escolher um colega para contar um caso bem interessante de escolha própria.
Então o primeiro grupo a entrar na sala, escolhe um colega, e contar o caso;
O colega não deixa a pessoa falar (ou falara junto, ou vai figir que esta no celular, ou vai ficar escrevendo algo) enfim não ouvira o que o outro tem a dizer.
Em seguida pedimos ao grupo que ficou na sala para sair, solicitamos a eles escolher uma pessoa, contar uma historia.
Ao grupo de dentro da sala, orientaremos a ouvir a pessoa , demonstrar interesse, sugerir soluções a algum assunto, ou seja, ser prestativo e atencioso.
![]() |
| Fase da vivência |
Relato
Em seguida pedimos ao grupo para recortar figuras, e escrever/ colar no cartaz as sensações vividas, tanto como ouvinte/ ignorado... etc...
Cartaz do grupo que foi ignorado:
Cartaz do grupo que ignorou:
Aplicação
Escolhemos esta dinâmica pois pensamos na importância da comunicação para os colegas futuros gestores de recursos humanos. Através dela podemos sentir na pele como é ruim ser ignorado e como apenas um pouco de atenção pode fazer bem e melhorar o relacionamento com outra pessoa.



Nenhum comentário:
Postar um comentário