Relatório: Palestra ministrada por Fernanda Teles no dia 20/10/2010
Jogos de Empresas
A Psicóloga e especialista em jogos de Empresa, Fernanda Teles, contribuiu de maneira bastante significativa para a fixação do conceito de Jogos de empresas abordado na disciplina. Um dos primeiros pontos abordados foi a diferença entre jogo e dinâmica.
Segundo Fernanda Teles, jogos são dinâmicas que geram algum aprendizado, tanto para os indivíduos quanto para a organização. As dinâmicas, por sua vez, não são caracterizadas pela existência de competição e podem ser utilizadas como um instrumento para que o gestor possa analisar o grupo em um processo de recrutamento e seleção, por exemplo.
Antes de realizar o jogo, a palestrante aplicou um vitalizador para a turma. Tal atividade tinha como objetivo o aquecimento e a motivação do grupo, sem focar no desenvolvimento de aprendizado algum. Esta é muito utilizada para reanimar uma equipe de trabalho, por exemplo, após o horário de almoço.
Partindo para a realização do jogo, com todas as etapas do ciclo de aprendizagem vivêncial bem definidas, a parte da vivência foi realizada com a divisão da turma em dois grupos que deveriam se organizar e fabricar “naves” para atacar a “base” adversária. Assim, cada um dos grupos desenvolveu uma estratégia diferente e saiu vitorioso aquele grupo que conseguiu atacar com um maior numero de naves a o adversário.
A fase do relato foi realizada com a palestrante perguntando aos participantes quais foram os sentimentos que os dominaram durante a realização do jogo. Os sentimentos mais mencionados foram: adrenalina, euforia, animação, alegria (por parte dos participantes da equipe vitoriosa) e frustração ( no caso de alguns derrotados).
Tentando explicar o sentimento de frustração de uns e alegria de outros, a fase do processamento só trata do jogo em si e a palestrante pergunta para os participantes quais foram as estratégias adotadas pelo grupo e quais foram os pontos principais para o alcance da vitória ou da derrota.
Intimamente ligada ao processamento, a fase da generalização os participantes são levados a abandonar o clima de jogo e trazer para a realidade com comparações e analogias a relação entre o jogo e a realidade do ambiente e cotidiano empresarial. Assim, ficou explicito que a aplicação fundamental do jogo na vida laboral dos participantes é a importância do planejamento.
A ultima fase, fase da aplicação, é marcada pelo compromisso de mudança do grupo que representa o comprometimento do grupo com o que foi aprendido durante a realização do jogo, no caso, a realização de um planejamento adequado antes da realização de qualquer atividade importante, sempre objetivando o melhor para o grupo.
A palestrante Fernanda Teles, deixou claro para a turma a importância da realização dos jogos nas empresas e como eles são usados com o propósito de mudar o comportamento dos indivíduos com a união de comportamentos, ações, pensamentos e atitudes que geram um aprendizado baseado nas experiências de cada indivíduo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário