agora as questões de 2 colegas: Matheus e Bárbara
1 - Sabemos da importância do facilitador nas dinâmicas. Indique o comportamento para que a dinâmica alcance os objetivos.
Resposta: Cabe ao facilitador a elaboração do plano de ação com as fases bem definidas: Vivência, relato, processamento, generalização e aplicação. Ela além de possuir o conhecimento teórico da aplicação de dinâmicas deve ter maturidade e estar bem preparado para os possíveis desvios na atividade. Assim ele deve agir com cautela e ser acima de tudo um bom ouvinte.
2- Descreva um caso concreto no qual o facilitador terá que aplicar métodos alternativos para que todos os participantes efetivamente colaborem com a dinâmica.
Resposta: Um facilitador tem que aplicar um dinâmica em uma equipe desmotivada com o trabalho e com um péssimo relacionamento. Então ele pode fazer uso de um elemento comum a todos como forma de agrupamento e reunião do grupo saindo um pouco do ambiente de trabalho como, por exemplo , dividir as equipes de acordo com o time de futebol. Deste modo, o sentimento de rivalidade nasce e com ele a vontade de participar de uma atividade semelhante a uma competição.
3 - Qual a importância do lúdico na aprendizagem? Indique qual dos hemisférios cerebrais proporcionam uma maior possibilidade de se criar um universo lúdico.
Resposta:Normalmente, nossas ações são calculadas, racionalizadas, medidas e pesadas para que não haja falhas. Mas quando se joga o lado direito do cérebro entra em funcionamento e a espontaneidade e a inexistência do medo de errar proporcionam uma maior aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário