terça-feira, 14 de setembro de 2010

O jogo e o lúdico

Estudo dirigido do livro:

Capitulo 2 - O Jogo e o Lúdico

Perguntas elaboradas por mim e pela minha colega Maria do Carmo

1 - Um facilitador faz uso de um mural de figuras com o objetivo de representar os sentimentos dos participantes de um jogo durante a realização do mesmo. Indique qual fase do ciclo da aprendizagem vivencial o facilitador está focalizado e qual é a importância da mesma.

Resposta: O facilitador está na segunda fase, a fase do relato, nesse momento ele oferece espaços ao grupo para compartilhar sentimentos, relações e emoções. Os jogos propiciam um clima de alta tensão e, mesmo sendo atividades simuladas, implicam grande envolvimento dos participantes na tentativa de resolver problemas ou desafios lançados. Esta fase mostra o que afeta diretamente o emocional de cada participante.

2 - Explique o papel do lúdico na aprendizagem e como ele pode ser usado no ambiente organizacional.
Resposta: As brincadeiras, o jogo e o divertimento desempenham papel fundamental no processo educacional, exemplo temos as crianças que aprendem ao brincar. Um clima de bom humor e de espontaneidade prevalecem faz com que se estabeleça um clima de confiança e permissividade para tentativas de acerto.

3 - Explique a fase do processamento e cite as atividades usadas para discutir e detectar as causas do sucesso ou fracasso do trabalho.
Resposta: A terceira fase, fase do processamento, é o momento em que os participantes têm a oportunidade de analisar o que aconteceu durante o jogo e avaliar sua atuação e estabelecer relações com o resultado obtido. Os instrumentos utilizados nessa fase podem ser:
  • Roteiros de discussão - onde se elabora os roteiros de acordo com o tema central do jogo
  • Painel livre - grupo estabelece as normas de participação
  • Discussão em subgrupos e relato em painel conclusivo
  • Questionários individuais - sevem para auto-avaliação



Nenhum comentário:

Postar um comentário